Pix no e-commerce: 5 benefícios do pagamento instantâneo nas lojas online

Escrito por: Letícia Pereira

A jornada de compras de um consumidor é marcada por algumas etapas e, entre elas, uma é essencial: a de pagamento. É quando o Pix entra em cena, trazendo agilidade e proporcionando uma ótima experiência.

A jornada de compras de um consumidor é marcada por algumas etapas e, entre elas, uma é essencial: a de pagamento. É quando o Pix entra em cena, trazendo agilidade e proporcionando uma ótima experiência.

Em poucas palavras, o objetivo do Pix no e-commerce é otimizar a experiência do cliente. Trazer para a jornada de compra soluções inteligentes e ágeis tem sido um ótimo diferencial dentro do setor e é nesse contexto que o pagamento instantâneo se tornou peça chave. A inovação e a praticidade presentes no Pix possibilitaram resultados significativos recentemente, demonstrando que as vantagens de aderir a esse método de pagamento não ficam apenas no papel.

Antes de mais nada, é importante destacar que o e-commerce no Brasil é uma área que tem movimentado a economia, apresentando impactos positivos para varejistas e consumidores. Daí a necessidade de aprimorá-lo. Segundo a Pesquisa Mensal do Comércio, realizada pelo IBGE, no segundo trimestre de 2021, 18,5% dos brasileiros fizeram pelo menos uma compra online. O dado revela um aumento de 1,3 pontos percentuais quando comparado ao trimestre anterior.

Nesse cenário de avanço, priorizar a qualidade em cada uma das etapas de compra é essencial, dando enfoque, sobretudo, ao checkout. O Pix é a soma de tudo o que um varejista procura para o desenvolvimento do seu negócio: praticidade, inovação e cuidado com a experiência do cliente. Por esses motivos, o pagamento instantâneo no comércio eletrônico vem ganhando cada vez mais espaço. Mas, afinal, por que utilizar o Pix ao invés dos modelos tradicionais? Em cinco tópicos a Spin te explica!

1. Segurança em primeiro lugar

Se tem uma coisa que deve ser priorizada dentro do universo financeiro é a segurança das operações. Sem deixar de lado a praticidade, o Pix traz consigo as medidas necessárias para garantir ao cliente a melhor experiência. São elas: criptografia ponta a ponta, autenticação e, por fim, as camadas de segurança de aplicativos dos bancos. Contudo, existem alguns cuidados que podem reforçar essa segurança. E, para se aprofundar no tema, a Spin Pay preparou um conteúdo exclusivo sobre isso.

2. Velocidade na aprovação dos pagamentos

Em outras épocas, seria impossível acreditar que um pagamento à vista poderia ser processado em apenas 10 segundos. No entanto, o Pix chegou para quebrar os paradigmas. Visto como um dos principais benefícios desse modelo, sua instantaneidade e agilidade para concluir uma compra fazem toda a diferença no varejo, surpreendendo também os consumidores.

Mas indo além, o pagamento não só é realizado no período de tempo citado, como também se encontra sempre disponível: a qualquer dia e hora do mês. Logo, diversos obstáculos são ultrapassados considerando a principal característica do Pix. Não é à toa que ele tem se tornado um dos meios de pagamento mais queridos do Brasil!

3. Menos estocagem e mais entregas

Partindo do ponto anterior, o Pix é também um grande facilitador das etapas que sucedem o pagamento. Vejamos um exemplo: ao escolher o boleto como alternativa para finalizar a compra, existem algumas regras importantes que o consumidor deve se atentar. Uma delas é o tempo de processamento. Diferente do Pix, que aprova a compra em segundos, o processamento de um boleto pode levar três dias, paralisando, portanto, o setor de logística.

Mas por que isso acontece e qual é o problema? A resposta é simples! Mesmo que o boleto ainda não tenha sido aprovado pela instituição financeira responsável, o produto ainda assim é reservado pelo dono do e-commerce, ficando na espera. Nisso, a incerteza gerada pode acarretar em uma série de prejuízos, impossibilitando, em alguns casos, que outros usuários comprem a mercadoria em questão. Já com o uso do Pix, o pagamento é simples, ágil e, literalmente, pra já!

4. Mais acessível para o cliente

Uma jornada do cliente democrática, acessível e justa está no DNA do pagamento instantâneo, além, é claro, da rapidez. Isso tudo só é possível, pois o Pix dispensa a necessidade de um cartão de débito ou crédito durante a execução de uma compra. Isso tudo, por sua vez, traz uma ampliação de vendas nos mais diversos setores do varejo, economizando tempo e aumentando lucros.

Mas voltando a jornada no cliente... a Spin desenvolveu este guia que explica tudo o que o usuário precisa saber sobre o Pix, facilitando a relação dos consumidores com a nova tecnologia.

5. Pix no e-commerce proporciona redução nos custos

E não para por aí! As vantagens do Pix para o comércio eletrônico abordam também a operação dentro do setor, sendo este o pagamento mais econômico para os lojistas. Gerou confusão? É fácil de entender: a lógica aqui se baseia nas tarifas cobradas aos e-commerces durante a transação de uma compra. Enquanto nos outros formatos de pagamento as taxas são altas, no Pix elas são bem menores.

Fora todos os benefícios do Pix que envolvem segurança, agilidade e redução de custos, é de grande destaque a constante modernização de um meio de pagamento que, por si só, já é super tecnológico. Desde o seu lançamento, em novembro de 2020, o pagamento instantâneo vem apresentando diferentes funções para otimizar o seu funcionamento, crescendo 50% ao mês no comércio eletrônico.

Essas inovações, portanto, encaminham o futuro para um ecossistema financeiro cada vez mais acessível, promovendo o crescimento do varejo online. Nesse sentido, que tal aprender um pouco mais com quem entende muito sobre o assunto? O Papo Pix conta com a presença do nosso CEO, Alan Chusid, que explica os reflexos da popularização do Pix no e-commerce, trazendo mais detalhes sobre o método que em menos de um ano revolucionou a forma de lidar com o dinheiro.

Leia também: