Pular navegação

Pix no e-commerce: como vai funcionar e quais as vantagens?

Sem a necessidade de esperar o processamento, o Pix, novo meio de pagamentos do BC, deve agilizar o processo de compras online e trazer vantagens para o lojista e o consumidor.

Pix no e-commerce: ilustração digital com elementos que demonstram a digitalização do dinheiro, como uma mão segurando um celular, uma tela de computador com um QR code nela, um homem deitado com as pernas para cima olhando para o celular.

O Pix, novo meio de pagamentos do Banco Central, começa a funcionar no dia 16 de novembro. Ele vale tanto para pessoas jurídicas quanto pessoas físicas e poderá ser usado tanto para fazer transferências para empresas ou pessoas e também fazer pagamentos. 

Uma das possibilidades de uso que se espera para o Pix é no e-commerce e em compras online - ele deve trazer mais rapidez para as transações e agilizar o processo da compra. Mas como? Como o Pix vai funcionar no e-commerce?

Como vai funcionar o Pix no e-commerce?

O Pix será um meio de pagamento disponível para compras online, como é hoje o cartão de crédito, débito e boleto. Na hora de comprar, portanto, será possível escolher pagar usando o Pix ao invés das formas de pagamento já conhecidas.

Tanto para quem compra quanto para quem está fazendo a venda, o Pix deve trazer vantagens e acelerar as compras online. Veja abaixo quais são elas. 

Pagamento instantâneo e a qualquer momento

O pagamento é aprovado instantaneamente usando o saldo de sua conta; no caso do pagamento por boleto, ele pode levar até três dias úteis para ser processado. 

Isso vale para qualquer dia, seja final de semana ou feriado, e qualquer horário - seu pagamento será processado instantaneamente; por isso, independentemente de quando fizer a compra, ela será confirmada no mesmo momento.

Assim, existe a possibilidade de as entregas serem agilizadas e acontecerem em menos tempo, já que será mais rápido processar a compra e completar os passos seguintes - emitir nota fiscal, enviar para a transportadora, etc.

Um exemplo: quando a compra é feita usando boleto como meio de pagamento em um final de semana, o pagamento pode ser confirmado até quarta-feira, já que isso só acontece em dias úteis e dentro de um prazo de três dias. Com o Pix, esse pagamento seria completado no mesmo momento da compra e, na quarta feira, a remessa já poderia estar em processo de entrega.

Acessibilidade - pessoas sem cartão poderão comprar

Com o Pix, pessoas sem acesso a um cartão de débito poderão comprar online usando o saldo disponível em suas contas. É uma forma de democratizar o acesso a compras online ao mesmo tempo em que garante a agilidade do cartão de débito.

Custos mais baixos para o lojista

Para o lojista, o Pix é um meio de pagamento mais barato que os demais e pode garantir maior flexibilidade na hora de oferecer descontos e fazer promoções.

Vale lembrar que o Pix é obrigatoriamente gratuito para pessoas físicas, mas pode ser cobrado de pessoas jurídicas. As taxas, no entanto, devem ser menores do que a dos meios atuais. 

Pix para PJ é gratuito no Nubank. Veja mais. 

Pagamento recebido na hora

Os valores das transações feitas com o Pix são recebidos instantaneamente, em no máximo 10 segundos - para os lojistas, essa é uma grande vantagem, já que com os demais meios de pagamento isso tende a demorar alguns dias, até mesmo no cartão de débito.

Saiba tudo sobre o Pix e fique por dentro das novidades.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.