Pix PJ e Pix PF: quais são as diferenças?

Escrito por: Letícia Santana

Sim, existe diferença entre Pix para Pessoa Jurídica e Pix para Pessoa Física. Mas independentemente do lado da moeda em que você está, usar o meio de pagamento é incrível da mesma forma. Vem entender melhor com a Spin!

Sim, existe  diferença entre Pix para Pessoa Jurídica e Pix para Pessoa Física. Mas independentemente do lado da moeda em que você está, usar o meio de pagamento é incrível da mesma forma.

Se você é uma Pessoa Física (PF) ou uma Pessoa Jurídica (PJ) e não sabe como funciona o Pix no seu caso, nós adiantamos: nesse contexto também existem algumas diferenças entre PF e PJ. Mas não se assuste! O Pix atende todos os lados sem deixar de priorizar o maior objetivo da forma de pagamento: a simplicidade.

Antes de continuar, voltamos algumas casas… para saber o que muda no Pix para Pessoas Físicas e no Pix para empresas é importante entender o que é PJ e o que é PF. A partir disso, fica mais simples saber onde você está, para onde você vai e o que te espera no caminho.

Continue por aqui para saber cada detalhe e ter todas as suas dúvidas solucionadas. Pix tem tarifa? Existe taxa no Pix? Quantas chaves uma Pessoa Física pode ter? E a Pessoa Jurídica?Abre a porta e vem com a Spin, sendo PJ ou PF usar o Pix sempre vai ser mágico!

O que é PJ e PF?

De uma forma simples, uma Pessoa Física (PF) se define como todo cidadão que existe. Tão simples assim? Pois é, uma Pessoa Física é literalmente isso: uma pessoa que possui, por sua vez, direitos e deveres. Essas geralmente contam com um documento chamado CPF (Cadastro de Pessoas Físicas), mas não necessariamente precisam desse registro para reconhecimento do Estado.

Por outro lado, a Pessoa Jurídica (PJ) representa uma entidade formada por uma ou mais pessoas físicas, que possui alguma função específica e, por esse motivo, deve se regularizar como Pessoa Jurídica, estando submetida a obrigações e aproveitando direitos destinados a elas. Neste caso, o indivíduo de “caráter jurídico” deve possuir um outro documento, chamado CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas).

Descomplicando um pouco, nada melhor do que exemplos práticos! Enquanto uma Pessoa Jurídica pode ser uma empresa (formada por uma ou mais pessoas), ONG, sociedade, fundação, ou partido político, a Pessoa Física simplesmente representa ela mesma. Por não precisar de um Cadastro Jurídico (CNPJ) para exercer suas funções, a Pessoa Física segue normalmente suas atribuições enquanto cidadão.

Pix para Pessoa Física (PF)

E agora que você já entendeu o que é uma Pessoa Física, vamos responder às principais dúvidas sobre Pix para essa categoria.

1. Como usar Pix sendo uma Pessoa Física?

O primeiro passo para criar um Pix Pessoa Física é estar cadastrado em uma instituição que trabalhe com o método de pagamento. Logo, basta cadastrar uma ou mais chaves para começar a fazer transferências e pagamentos instantaneamente.

Para isso, você pode usar o QR Code do Pix, o Pix Copia e Cola e as demais funções da modalidade!

2. O que é chave Pix e quais os tipos de chave posso ter?

Uma chave é a sua identificação no ecossistema do Pix. É o que as pessoas usam para se comunicar com a sua conta, sendo algo que só você tem e diz respeito a sua identidade durante pagamentos e transferências.

Na prática, se você deseja que te paguem um valor por meio do Pix, basta compartilhar uma das suas chaves com a pessoa e ela encontrará seu nome e a instituição em que você deseja receber o dinheiro.

Para Pessoa Física, a chave Pix pode ser o CPF, um e-mail, o número de telefone ou uma chave aleatória.

3. O Pix é seguro?

Falou em segurança, falou em Pix! O pagamento instantâneo do Banco Central conta com uma super tecnologia contra fraudes e golpes, incluindo autenticação de dois fatores e entre outros arranjos técnicos.

Clique aqui para ver o que o time da Spin fala sobre como funciona o Pix em relação à segurança!

Mas além disso, o Banco Central do Brasil anunciou novas regras do Pix no serviço. As medidas foram estabelecidas após um aumento de golpes de engenharia social no Brasil, quando há o uso do Pix por parte de usuários mal intencionados.

4. Tem taxa no Pix?

Não. O Pix é gratuito para Pessoas Físicas. Como determina o Banco Central, nenhum estabelecimento comercial ou instituição financeira deve cobrar o indivíduo ao realizar um Pix.

Pix para Pessoa Jurídica (PJ)

No caso de uma Pessoa Jurídica (PJ) as regras para usar Pix mudam um pouco…

Por hora, as funcionalidades do meio de pagamento Pix continuam as mesmas para quem é PJ, mas os pagamentos e transferências possuem um custo. Apesar de serem baratas e, dependendo, gratuitas, o Pix para Pessoa Jurídica tem tarifa. Primeira discussão: check!

Já quando o assunto são as chaves do Pix, as pessoas que são jurídicas podem registrar até 20 chaves diferentes por conta, enquanto as pessoas físicas tem um limite de cinco chaves.

No geral, a relação entre Pix e PJ traz vários benefícios para a Pessoa Jurídica, proporcionando mais dinamicidade e menos burocracias para a entidade ou empresa que ela representa. Nessa situação, a segurança e o alto nível do Pix também são os principais protagonistas, afinal, o Pix sempre entrega tudo.

Vantagens do Pix para e-commerce

A tradução livre de Pix no e-commerce é: vantagem que não acaba mais! Empresas com lojas virtuais que oferecem o Pix como meio de pagamento têm se surpreendido com o que o pagamento instantâneo proporciona.

A experiência de quem conta com a solução de Pix da Spin para e-commerces tem sido transformada pela facilidade, disponibilidade e velocidade do Pix. Os varejistas saem ganhando em diversos aspectos.

O Pix para varejo diz adeus à boletagem, olá para mais organização na logística, mais economia para o varejista e uma usabilidade incrível para quem compra nessas lojas online. Sendo PJ ou PF, a verdade é que o Pix veio para inovar a forma com que nós lidamos com os pagamentos.

Troca-se uma onda de burocracias por uma simples chave Pix, embaraços no caminho por facilidade na hora das transações e, de quebra, se reduz o que era feito em três dias, pelo que pode ser feito em só dez segundos. Parece mágica, mas é Pix!

Leia também: