Deu match: uso do Pix cresce (também) no Dia dos Namorados

Escrito por: Giovanna Abbá

Dados da Spin Pay mostram que o Pix foi um sucesso nas datas comemorativas que movimentam o varejo no primeiro semestre, como Dia das Mães e Dia dos Namorados. Confira os resultados dos nossos parceiros varejistas!

Dados da Spin Pay mostram que o Pix foi um sucesso nas datas comemorativas que movimentam o varejo no primeiro semestre, como Dia das Mães e Dia dos Namorados.

À medida que o número mensal de usuários do Pix cresce 18% em média, a Spin Pay também decidiu levantar alguns dados relacionados aos atuais parceiros para entender ainda melhor como está o avanço do uso do pagamento instantâneo nos e-commerces.

Analisamos os mais de 175 clientes que já têm Pix usando a nossa solução e, entre eles, observamos que o crescimento está sendo de 50% ao mês entre os brasileiros, seguindo a tendência geral divulgada pelo Banco Central.

Além disso, mais de três milhões de transações foram realizadas usando a nossa plataforma de Pix desde que o serviço foi lançado, em novembro de 2020. Entre os parceiros, temos a experiência em diversos setores do varejo e aqueles que mostram um maior ritmo de crescimento são: Games, Moda e Beleza/Saúde, com uma média de crescimento que chega a 80% ao mês.

O primeiro semestre do ano chega ao fim e as principais datas comemorativas que movimentam o varejo durante esse período mostraram bons resultados no Pix entre os parceiros da Spin. Em junho, tivemos o Dia dos Namorados e esse foi o primeiro date do Pix com a data mais romântica do ano e que, claro, aqueceu as vendas nos e-commerces. Dá uma olhada nos resultados!

O primeiro Dia dos Namorados do Pix

O Pix já passou por grandes datas comemorativas assim que foi lançado em 2020, como a Black Friday e Natal, dando indícios da ascensão que iria acontecer com esse meio de pagamento em 2021. No primeiro semestre deste ano, a Semana do Consumidor e o Dia das Mães marcaram o crescimento do Pix nos e-commerce, atraindo mais usuários e, em junho, o Dia dos Namorados.

Quando analisamos o desempenho do Pix nos e-commerces dos nossos parceiros, observamos que, da segunda semana de maio (09/05 a 15/05) até o Dia dos Namorados, em junho (um período com mais movimentação nas compras para essa data), houve um crescimento de 34,8% nos pagamentos com Pix.

Nesse mesmo período que citamos acima, observando as duas áreas do varejo em que a maioria dos parceiros da Spin Pay está inserida, temos um crescimento de pagamentos com Pix de 12,8% no setor de eletrônicos e eletrodomésticos e 37,6% nos e-commerces de moda.

Dia dos Namorados com Pix nos setores de eletrônicos, eletrodomésticos e moda.

Depois desse Dia dos Namorados, temos casais muito bem vestidos com os looks da Lojas Renner e Shop2gether e super modernos com os eletrônicos da Positivo e eletrodomésticos da Whirlpool, não é mesmo?

Um dos fatores que podemos apontar para as transações com esse meio de pagamento terem um crescimento na data é a idade dos usuários. Em dados do Banco Central, vemos que as pessoas entre 20 a 39 anos são as que mais usam o Pix e 55% do público entre 16 e 49 anos afirmou que presentearia a pessoa amada pagando com Pix.

Ou seja, os usuários do Pix são os mais jovens por estarem mais habituados com as novas tecnologias e quererem tudo mais rápido, o que esse meio de pagamento instantâneo cumpre! Afinal, tudo acontece em segundos para o pedido chegar ainda mais rápido.

Dia das Mães e Semana do Consumidor: o sucesso do Pix nos parceiros da Spin

Falando de outras datas importantes para o varejo durante o primeiro semestre de 2021, a performance do Pix também surpreendeu! Na Semana do Consumidor e Dia das Mães, por exemplo, as compras usando esse meio de pagamento cresceram 22,5% e 10%, respectivamente, quando analisamos a semana dessas datas.

Na Semana do Consumidor, entre 15 e 21 de março, a modalidade atraiu 67% de novos usuários, que compraram principalmente eletrônicos e eletrodomésticos (65%), games (32%) e moda (15%). Já no Dia das Mães, a maioria dos consumidores comprou presentes nas categorias de cosméticos (25%) e moda (10%).

Crescimento do Pix no primeiro semestre de 2021.

O que podemos concluir sobre o Pix no 1º semestre de 2021?

Quando a Spin Pay analisou esses três períodos no primeiro semestre de 2021 para entender como as vendas com pagamento com Pix no e-commerce estavam se saindo, foi possível observar um crescimento ao longo dos meses e conforme as datas comemorativas passavam.

Conforme o tempo passa, o Pix fica mais popularizado (e querido) pelas pessoas, por isso a tendência é que o crescimento desse meio de pagamento seja constante e cada vez mais rápido. Além disso, o Pix resolve problemas comuns de datas comemorativas para os e-commerces, como a boletagem, por isso essa característica faz com que esse meio de pagamento seja muito útil nessas épocas.

Se a população curtiu usar o Pix no Dia das Mães, na Semana do Consumidor e no Dia dos Namorados, por exemplo, com certeza o uso do Pix pode ser recorrente daqui para frente.

Principalmente com as novas funcionalidades que serão inseridas no serviço ainda este ano, como Pix Agendado, Pix Saque e Pix Troco, a expectativa é de um uso mais recorrente do Pix no varejo. Assim, as perspectivas sobre o pagamento instantâneo para o segundo semestre de 2021 são cada vez mais positivas e de mito crescimento!

Por isso, uma das principais dicas da Spin Pay para ter sucesso de vendas nos próximos meses é preparar o e-commerce para os melhores períodos de vendas, como a Black Friday (novembro) e Natal (dezembro), além do Dia dos Pais e Dia das Crianças.

Leia também: