Pix Copia e Cola: entenda como comprar com Pix pelo celular

Escrito por: Letícia Santana

Na galáxia do Pix existem vários elementos fundamentais para o sucesso do pagamento instantâneo. Um deles é o Pix Copia e Cola. Mas afinal, o que é esse serviço? Vem com a Spin para saber mais sobre a funcionalidade!

Pix Copia e Cola: entenda como comprar com Pix no celular

Pagar e receber nunca foi tão fácil, o Pix Copia e Cola quem o diga. A jornada dos clientes no e-commerce tem sido cada vez melhor com o novo meio de pagamento. O mérito? Vai para funções como essa. Desde o Pix QR Code até o Pix Copia e Cola, toda a estrutura é pensada no usuário.Se é bom para quem compra e para quem recebe: é Pix!

Em uma pesquisa intitulada “Estudo Pix GMattos”, o pagamento instantâneo aparece em enorme destaque no varejo. Os dados revelam que entre o primeiro e o segundo semestre de 2021, o uso do Pix foi de 1,16% para 2,16%. Daí a importância de entender cada detalhe que faz o Pix funcionar e hoje falamos em um deles.

Acompanhe este conteúdo e descubra como, porque e quando usar o Pix Copia e Cola. Mas já temos um spoiler do bem: é mais fácil do que você imagina!

O que é Pix Copia e Cola?

Em primeiro lugar, vamos alinhar e entender o que é, combinado? O Pix Copia e Cola é uma funcionalidade do Pix para finalizar os pagamentos pelo celular. Pelo menos, a sua função é mais voltada para experiências de pagamento com o smartphone.

Mais que amigos, friends! O Pix Copia e Cola faz mais sentido para quem realiza uma compra no celular por um simples motivo. Ao escolher o Pix como método de pagamento, o cliente recebe um QR Code para concluir a compra. Mas como ele vai ler o QR Code que aparece no celular, pelo próprio celular? A resposta é: não dá e, por isso, a necessidade do Pix Copia e Cola.

Ao invés de cancelar a compra pelo celular e iniciar a jornada usando um computador, essa funcionalidade aparece como solução. Na etapa de pagamentos com o Pix no e-commerce, o consumidor recebe um código ou link e aí é só copiar um desses dois e colar no aplicativo do banco para finalizar a compra.

Mas vamos explicar com mais calma todos os passos. Continue por aqui para tirar todas as suas dúvidas!

Passo a passo: como funciona o Pix Copia e Cola?

O Pix transformou o modo com o qual lidamos com o dinheiro. Rapidez, facilidade e agilidade agora fazem parte da relação do brasileiro com o dinheiro. Nessa história, um dos segredos (não tão secretos) por trás do sucesso do Pix é o Pix Copia e Cola.

Para usar a funcionalidade é simples! A loja em que você está comprando vai gerar um código ou link para você e depois as etapas são simples. A Spin dividiu essas etapas em cinco, assim será fácil para você entender como funciona o pagamento com Pix Copia e Cola:

  1. Primeiro, copie esse código/link gerado pelo varejista;
  2. Depois, entre no aplicativo do seu banco e vá em Área Pix;
  3. Nessa área, escolha Pagar com o Pix ou Pix Copia e Cola. Caso apareça primeiro o Pagar com o Pix ou algo semelhante, escolha em seguida o Pix Copia e Cola. A ordem pode variar de acordo com o banco;
  4. Agora que você chegou até aí, é só colar o código que foi gerado pela loja, no aplicativo do seu banco;
  5. Por fim, confira se todas as informações estão corretas e é só concluir a compra!

Para não errar mais no Pix Copia e Cola...

Erros e confusão… aqui não! Brincadeiras à parte, mas consideramos importante apontar o que definitivamente não é o Pix Copia e Cola. Com isso, você evita interpretações erradas na hora de lidar com o Pix e com o seu dinheiro:

  • Chave aleatória: definitivamente, a chave aleatória não é a mesma coisa que o código ou link gerados no Pix Copia e Cola. Para evitar erros, o Banco Central disponibiliza dois exemplos dessas duas coisas. Veja a seguir:

Chave-aleatória: 123e4567-e12b-12d1-a456-426655440000

Pix Copia e Cola: 00020126580014br.gov.bcb.pix0136123e4567-e12b-12d1-a456-426655440000 5204000053039865802BR5913Fulano de Tal6008BRASILIA62070503***63041D3D

  • QR Code Pix: entender qual é a diferença entre Pix QR Code e Pix Copia e Cola também é importante e sim, são coisas diferentes. Para tornar tudo mais simples, imagine que ambos têm o mesmo objetivo, mas para chegar lá eles usam caminhos diferentes. É isso! Enquanto o QR Code precisa ser lido por um celular, o código do Pix Copia e Cola deve ser copiado e colado (como já diz o próprio nome) no app do seu banco.

Novidades do Pix: o que mais vem por aí?

A agenda evolutiva do Pix está repleta de novidades, e tudo tem sido feito pensando no usuário. Além do Pix Copia e Cola, diversas funcionalidades entrarão em cena logo em breve, como o Pix Saque e o Pix Troco. Além disso, a chegada do Open Banking também veio para somar.

Com a implementação da terceira fase do Open Banking, que agrega o Pix no seu sistema, o Pix Copia e Cola é influenciado pelo Iniciador de Pagamentos. A funcionalidade tem o objetivo de tornar as operações ainda mais ágeis. Mas para não confundir você, deixamos tudo isso explicado em um outro conteúdo e, é claro, no modo Spin: fácil e simples de entender.

E não para por aí. Também convidamos você a nos acompanhar para sempre ficar de olho e entender tudo o que acontece no universo do Pix. Como uma mudança pode impactar a sua vida financeira? Como usufruir de uma nova funcionalidade do pagamento instantâneo? É sempre bom estar por dentro, assine a nossa newsletter para não perder nada!

Leia também: