7 motivos para o seu e-commerce ter Pix na Black Friday

Escrito por: Giovanna Abbá

Sete são os dias da semana e o número da sorte de muitas pessoas. Para somar à conta, a Spin Pay apresenta sete motivos para você aderir o Pix ao seu e-commerce antes da Black Friday e arrasar nas vendas! Ps. corre que ainda dá tempo de ter o Spin Checkout.

Sete são os dias da semana e o número da sorte de muitas pessoas. Para somar à conta, a Spin Pay apresenta sete motivos para você aderir o Pix ao seu e-commerce antes da Black Friday e arrasar nas vendas! Ps. corre que ainda dá tempo de ter o Spin Checkout.

Faltando quase dois meses para a Black Friday 2021, uma das datas mais esperadas no ano pelo comércio, está mais do que na hora de pensar nas estratégias que sua loja vai adotar para ter muito sucesso em 26 de novembro. Como já falamos por aqui no blog da Spin, ter uma solução de Pix para ser uma das formas de pagamento oferecidas aos clientes é uma das estratégias mais modernas e certeiras para aumentar as vendas.

Por exemplo, temos o exemplo das marcas da Whirlpool, empresa que triplicou as vendas pelo Pix durante a Semana do Consumidor, em março de 2021. Por isso, já imaginou somar o Pix no checkout à Black Friday 2021 para as vendas dispararem?

Na Black Friday 2020, quando o Pix ainda era um serviço de pagamento recém-nascido, o faturamento das vendas por e-commerces aumentou 41%, fato impulsionado principalmente pela pandemia do coronavírus. Como em 2021 a pandemia seguiu restringindo o acesso ao comércio físico, os hábitos de consumo pelos meios digitais só aumentaram. Prova disso são as vendas do primeiro semestre que bateram recorde, chegando em 53,4 bilhões de reais faturados.

Ou seja… sinal que o mercado está cada vez mais aquecido, além do Pix ter quase um ano e mais de 80 milhões de pessoas utilizando o serviço! Para você garantir a solução de Pix da Spin Pay a tempo para o checkout da sua loja online, reunimos sete motivos para você entender porque seu e-commerce TEM QUE TER PIX na Black Friday!

1. O Pix é uma das opções favoritas de pagamento

Que o Pix já ultrapassou o boleto como forma de pagamento nos e-commerces não é mais novidade, certo? Porém, é sempre bom reforçar que, para a Black Friday 2021, 11,5% dos entrevistados de uma pesquisa feita pela Méliuz vão pagar as compras com Pix, estando novamente na frente do boleto (10,4%).

Além disso, a pesquisa também mostrou que 71% dos brasileiros querem fazer compras na Black Friday 2021. Uma grande fatia da população, não é mesmo? Agora, imagine quantas pessoas usam Pix e vão querer pagar usando esse método de pagamento para aproveitar todas as vantagens do serviço. Inclusive, acompanhe os próximos tópicos para você saber mais sobre os benefícios do Pix.

2. Reduz os custos do seu e-commerce

Os custos que são desembolsados com os antigos meios de pagamento podem ser reduzidos com o uso do Pix no seu e-commerce. Isso porque as tarifas são menores para os lojistas, além de ser um serviço mais descomplicado da integração ao pós-venda. Basta escolher a solução certa de Pix para a loja online.

Saiba mais sobre o Spin Checkout aqui!

Por isso, com o Pix é possível proporcionar melhores descontos e campanhas durante a semana da Black Friday até a Cyber Monday, que também aquece o comércio. Essa estratégia vai atrair mais consumidores para o e-commerce, aumentando a base de clientes, além de proporcionar uma experiência de compra ainda melhor.

3. Dê adeus à boletagem!

Durante a Black Friday, uma prática comum realizada pelos consumidores das lojas online é a boletagem. Essa é a geração de boletos em uma compra, porém que não serão pagos. Os motivos? Desistência de compra por não querer mais o produto ou ter achado uma oferta melhor na concorrência.

Os boletos dão chances para os consumidores pensarem e pesquisarem mais devido aos dias úteis de aprovação, podendo derrubar a taxa de conversão de compras, além do prejuízo financeiro e trava do estoque. Isso não é favorável para os e-commerces, principalmente em datas como a Black Friday.

Já com o Pix, os boletos podem ser deixados no passado e esses problemas não estarão mais na cabeça dos lojistas. Libere a venda para quem realmente quer comprar o produto e, assim, com o Pix ele pagará na hora!

4. Compra aprovada? Pedido enviado!

Uma das características mais famosas do Pix é essa: compra aprovada em segundos. Por isso, esse motivo é bom para os consumidores e para os lojistas, já que não é preciso esperar a aprovação do boleto ou autorização/limite do cartão de crédito para dar andamento às etapas seguintes. Assim que a aprovação acontece, o pedido já começa a ser preparado para envio, chegando mais rápido aos clientes e melhorando a dinâmica do estoque da loja online.

Para este ano, a previsão é que os “sonhos de consumo” sejam adquiridos na Black Friday, por isso nada melhor do que essa realização acontecer ainda mais rápido após o pagamento com Pix.

5. Pagamento com Pix = segurança

Criado pelo Banco Central do Brasil, o Pix segue mais de um padrão de segurança para garantir uma experiência 100% positiva aos consumidores. Durante o pagamento de uma compra com Pix, estão presentes a criptografia de ponta a ponta, autenticação e as camadas de segurança de aplicativos dos bancos.

Com certeza, isso vai atrair ainda mais clientes para a sua loja durante a Black Friday, pois eles poderão ficar tranquilos em relação à clonagem de cartões ou roubo de dados, já que com o Pix não é necessário inserir dados na página de checkout. Para os lojistas, essa é uma medida importante, pois, na Black Friday, o número de compras é alto e são realizadas em um tempo mais curto para não perder o produto, o que aumenta as chances dos golpes.

6. Atualizado com os novos hábitos de consumo

Como citamos no começo deste texto, a pandemia do coronavírus impulsionou as compras online e, consequentemente, os hábitos de consumo dos brasileiros também mudaram. Por isso, tudo indica que a Black Friday 2021 será mais digital do que a do ano passado, devido aos novos costumes.

Além disso, por abranger uma geração cada vez mais digital, o Pix está ao alcance da população desbancarizada, que não possui cartão de crédito, mas também não quer passar pela má experiência do boleto e nem precisar se locomover até uma loja física.

7. Experiência mais simples e democrática

Diversificar as opções de pagamento no checkout do seu e-commerce dará mais liberdade para os consumidores decidirem como querem pagar aquela compra, de acordo com o momento financeiro, por exemplo. Isso acaba atraindo mais clientes, pois mostra que a loja está atualizada e que você pode fazer compras quando quiser, sem preocupações com a forma de pagamento.

A etapa de pagamento também é super relevante na hora de indicações e fidelização dos clientes, desbancarizados ou não. O que importa mesmo é ter a experiência de pagar com o Pix!

Prepare-se o quanto antes!

A Black Friday é um momento de muita agitação para os varejistas, por isso o Pix chegou para descomplicar. Para ficar mais tranquilo próximo ao período, procure integrar o pagamento instantâneo no checkout do e-commerce AGORA!

Modernize a experiência de pagamento para deixar o processo de compra mais simples e ágil com o Pix. Se quiser saber mais sobre o Pix na Black Friday 2021, confira este webinar que a Spin realizado em parceria com o E-commerce Brasil. Nosso CEO, Alan Chusid, explica quais são as expectativas para a Black Friday de 2021 após quase um ano de pagamento instantâneo no ar.

Leia também: