Em pesquisa, quase 55% dos e-commerces entrevistados tiveram aumento das vendas após o Pix

Escrito por: Giovanna Abbá

Pesquisa da Spin Pay realizada em parceria com o E-Commerce Brasil mostra que 54,8% das lojas online que oferecem Pix aumentaram as vendas após a integração do serviço. Leia o texto completo e confira os resultados!

Pesquisa da Spin Pay realizada em parceria com o E-Commerce Brasil mostra que 54,8% das lojas online que oferecem Pix aumentaram as vendas após a integração do serviço.

Em agosto e setembro de 2021, a Spin Pay em parceria com o E-Commerce Brasil, realizou uma pesquisa para entender como está a “A adesão do Pix como meio de pagamento nos e-commerces”. A pesquisa foi realizada com o objetivo entender como está a situação atual do Pix no e-commerce após quase um ano em funcionamento para fazer transferências e pagamentos.

Leia também: Pix no e-commerce: 5 benefícios do pagamento instantâneo nas lojas online

Segundo os resultados dessa pesquisa, após a integração do Pix no checkout, as vendas dos e-commerces aumentaram, principalmente por alcançar mais pessoas desbancarizadas, ou seja, aquelas que não possuem cartão de crédito. Relacionado a esse assunto, 54,8% dos entrevistados afirmaram que o Pix ajudou a aumentar as vendas, enquanto 32,3%responderam que não aumentou.

Resultados da pesquisa mostram que as vendas dos e-commerces aumentaram após o Pix.

Além de saber se as vendas aumentaram após o Pix, a partir dessa pesquisa foi possível saber qual antigo meio de pagamento o serviço tem substituído. O resultado já era de se esperar: 71%dos entrevistados falaram que o Pix substituí o boleto e quase 20%responderam que está substituindo o cartão de crédito.

Pix está substituindo boleto bancário e cartão de crédito como método de pagamento no e-commerce.

Quando falamos de benefícios do Pix para o e-commerce, a maioria dos entrevistados disse que aderiu ao serviço por conta do menor custo por transação (45,2%), ou seja, taxas mais baixas tendo o Pix, além de receberem o valor do pagamento das compras na hora (45,2%), muito mais rápido quando comparado aos métodos de pagamentos do passado.

Outro destaque de como o Pix é vantajoso para as lojas online égarantir a satisfação dos clientespor causa daagilidade do serviço de pagamento(35,5%) e, como comentado anteriormente, apossibilidade de aumentar as vendas(35,5%) pela conversão de pagamentos.

O Pix tem trazido diversos benefícios para os varejistas e consumidores.

E para aderir ao Pix, é necessário escolher uma boa solução para o checkout, pois só assim será possível aproveitar bem os benefícios oferecidos pelo pagamento instantâneo e alcançar os melhores resultados. Quando chega o momento de fazer essa escolha, os e-commerces checam três fatores principais: a usabilidade do checkout no e-commerce, a política de segurança e privacidade de informações e também o valor das taxas por transação.

É fundamental escolher uma boa solução de Pix para checkout para alcançar bons resultados.

A partir dessa pesquisa e, claro, de outros conteúdos aqui do blog da Spin, dá para perceber como o Pix está fazendo sucesso no varejo brasileiro, né? Fique ligado nos próximos conteúdos e não esqueça de se inscrever na nossa newsletter!

Leia também: