Os meios de pagamento preferidos dos consumidores no e-commerce

Escrito por: Giovanna Abbá

Oferecer os melhores meios de pagamento na sua loja online é um passo ideal para uma boa experiência de compra e fidelização dos clientes. Quer saber quais são os preferidos dos consumidores digitais? Acompanhe o texto!

Oferecer os melhores meios de pagamento na sua loja online é um passo ideal para uma boa experiência de compra e fidelização dos clientes.

Você sabe quais são os meios de pagamento preferidos dos consumidores que fazem compras pelo e-commerce? Essa é uma boa pergunta a ser respondida para definir as principais formas de pagamento que seu e-commerce pode oferecer, já que esse fator impacta diretamente nas vendas da sua loja online.

Seja por uma pesquisa do mercado ou de satisfação pós-compra, é possível encontrar o meio de pagamento que satisfaça os clientes ao entender os hábitos e preferências do público que compra pelas plataformas digitais. Esses consumidores desejam uma experiência de compra rápida, ágil e segura, focada principalmente na comodidade que as tecnologias oferecem.

Garantir uma diversidade de opções de pagamento é importante para atender todas as necessidades dos clientes, além de atrair e fidelizar novos, diversificando e aumentando o público. Os meios de pagamento podem ser decisivos para levar a finalização da compra, já que os clientes poderão abandonar o carrinho por faltar o meio de pagamento desejado.

Mas afinal, quais são esses meios de pagamento e como saber os preferidos dos consumidores? Acompanhe o texto, pois vamos responder essas perguntas!

O que são meios de pagamento?

Os meios de pagamento são as formas e opções que uma empresa ou e-commerce oferece para os clientes pagarem por uma compra. Seja online ou nas lojas físicas, os meios de pagamento evoluíram do dinheiro para os cartões de crédito e, agora, para os pagamentos digitais que realizam transações em segundos, como o Pix.

Hoje em dia, é muito mais prático, rápido e seguro fazer pagamentos nos supermercados, postos de gasolina, farmácia e lojas de roupas. Com um QR Code ou alguns cliques na tela, a compra é aprovada.

Quais são os meios de pagamento preferidos dos consumidores?

Olhando para o mundo dos e-commerce e para os hábitos dos consumidores, atualmente os meios de pagamento mais escolhidos na hora de finalizar a compra são: cartão de crédito, carteiras digitais, Pix e o boleto. Saiba mais sobre esse “top 4” a seguir:

1. Pix

O Pix veio para invadir e ficar nos e-commerces! Esse é um meio de pagamento instantâneo que já está deixando o boleto e o cartão de crédito para trás por ser mais prático, rápido e seguro, além de mais moderno, claro! Com o Pix, é possível fazer pagamentos de compras online qualquer dia da semana e a hora que quiser, mesmo em feriados e finais de semana.

Em poucos segundos, você paga a sua compra com o Pix, a compra é aprovada e o dinheiro é repassado para o varejista. Ou seja, sem mais aquela espera que existe no boleto, sem mais travas no estoque e abandonos nos carrinhos. Ah, e no Pix também podem ser oferecidos descontos assim como acontecia nos boletos, viu? Uma boa estratégia para fidelizar os clientes!

O Pix é uma forma de pagamento que não causa preocupações com limite de cartão de crédito, fornecimento de dados no site e o pedido é entregue até mais rápido, já que a compra é aprovada na hora. Além disso, o consumidor pode optar em pagar a compra por um QR Code gerado pelo seu e-commerce ou usando o Pix Copia e Cola.

2. Cartão de crédito

Podemos falar que o cartão de crédito é um velho conhecido das compras realizadas no meio digital. Esse meio de pagamento apresenta vantagens como programar pagamentos, parcelar compras (principalmente aquelas de valores mais altos), facilidade de estorno em caso de desistência da compra. Porém, nesses casos é provável que os valores repassados para os varejistas demorem até 30 dias. Para o seu e-commerce, a dica é aceitar as principais bandeiras de cartões de crédito para atrair um maior número de clientes para a loja.

3. Boleto bancário

O boleto é um antigo (literalmente) queridinho quando o assunto é meios de pagamento. Ele ainda é bastante usado pela população desbancarizada (as pessoas que não possuem conta em um banco), mas o Pix está passando na frente dele por ter mais vantagens, como aprovação do pedido na hora. Essa é uma forma de pagamento à vista e, muitas vezes, são oferecidos descontos para quem opta por ele.

Algumas pessoas acham o boleto mais seguro, já que não é necessário fornecer os dados bancários no e-commerce, além de existir a opção de parcelamento em alguns casos, porém é bom saber que pode ter uma inadimplência alta. Porém, ao contrário do Pix e do cartão de crédito, após o pagamento do boleto a compra leva de dois a três dias úteis para ser aprovada, além do fácil risco de desistência da compra mesmo após gerar o boleto.

4. Carteiras digitais

Já ouviu falar nas carteiras digitais? Elas são conhecidas há um tempo entre varejistas e consumidores e funcionam como a carteira física. Nela, você reúne todas as formas de pagamento de preferência: dinheiro, cartão de crédito ou débito paga usando um QR Code.

Para isso, é necessário ter um desses cartões cadastrados na carteira digital ou dinheiro na conta. No e-commerce, as carteiras digitais tornam o processo de compra mais simples e com um checkout mais rápido, sem a necessidade de adicionar uma integração. Ao pagar a compra, o cliente só precisa usar a senha da carteira (um PIN) ou a biometria para aprovar a transação.

E o cartão de débito?

Apesar de ser muito usado nos estabelecimentos físicos, o cartão de débito não faz o mesmo sucesso nos e-commerces. O motivo? A má experiência de compra que esse meio de pagamento oferece ao cliente, o que impulsiona a desistência das compras.

Isso porque as etapas de pagamento vão depender do banco do cartão de débito, geralmente redirecionando para uma outra página, adicionando muito mais etapas ao checkout. Chega a ser complicado e cansativo, além de causar insegurança em alguns consumidores.

Por isso, se essa não é uma opção dos seus consumidores, não deve ser do seu e-commerce também. Se você precisa de uma solução que não necessite de conta em banco ou cartão de crédito, escolha o Pix.

Por quê oferecer diferentes meios de pagamento no e-commerce?

Oferecer diversas opções de pagamento para os consumidores é um dos caminhos que atraem o público para a sua loja ou negócio. Um exemplo é a ultrapassagem do Pix, ficando na frente do boleto em varejistas do Brasil. Isso é resultado da digitalização da população tanto na forma de fazer compras quanto na hora do pagamento.

É importante ficar atento nas pesquisas de mercado para entender o que está agradando os consumidores em relação às formas de pagamento. Observe se mudanças precisam ser feitas ou novas adesões, como o Pix e, até mesmo, tirar outros meios que dão mais custos e são menos usados. O investimento em meios de pagamentos mais atuais vale a pena para aumentar a conversão de vendas, evitando a desistência da compra, além de atrair novos clientes e fidelizá-los.

Agora você sabe que deve investir em uma variedade de meios de pagamento no e-commerce, pensar em opções que realizam transações com agilidade e segurança, além de entender os hábitos de consumo dos seus clientes.

Os meios de pagamento estão cada vez mais se renovando e seguindo a evolução das tecnologias, deixando as antigas formas de pagamento para trás. Por isso, fique atento ao mercado para acompanhá-lo e atraia mais clientes pelos meios de pagamento oferecidos no seu e-commerce.

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