Do Pix internacional ao Pix parcelado: quais são as novidades do Pix em 2022

Escrito por: Letícia Santana

Ano novo, metas novas, mas o propósito do Pix segue sendo a inovação das formas de pagamento. O Pix traz o débito automático, o Pix internacional e entre outras funções. Vem saber cada detalhe com a Spin Pay!

Ano novo, metas novas, mas o propósito do Pix segue sendo a inovação das formas de pagamento. O Pix traz o débito automático, além de previsões para o Pix internacional, entre outras funções. Vem saber cada detalhe com a Spin Pay!

Fazer um Pix é parte da rotina de milhões de brasileiros e o Banco Central sabe bem que a forma de pagamento veio para ficar. Por isso, após um ano do Pix a caminhada ainda promete muitas surpresas pela frente, como novas funções e bastante investimento.

Há um ano, muitas pessoas aprenderam como pagar com Pix, como fazer um Pix com QR Code, fazer Pix agendado ou como usar o Pix Copia e Cola. Outras novidades estão sendo planejadas e estruturadas para enriquecer o cenário neste futuro: Pix parcelado, Pix internacional, Débito automático no Pix, entre outras.

Ainda é cedo para dizer, mas o ano de 2022 e o Pix já estão sintonizados. O ritmo? Continua sendo o mesmo: a revolução dos meios de pagamento! Antes mesmo de janeiro chegar, a agenda evolutiva do Pix já estava pronta. O pagamento instantâneo agora está com planos de ajudar os brasileiros com linha de crédito, permitir transferências sem o uso da internet, apresentar cobertura internacional e muito mais.

Mas calma, se você ficou curioso e quer entender o que essas mudanças significam para os usuários do Pix e para os e-commerces é só continuar por aqui. Apertem os cintos, a viagem com o Pix está só começando!

O Pix em 2021

Antes de chegar em 2022, que tal olhar um pouco para o passado? No final de 2021, o Pix completou um ano no ar e desde a sua data de lançamento muitas águas rolaram. Fazer parte dos novos meios de pagamento trouxe uma onda de novidades para esse serviço: recordes foram alcançados, mais funcionalidades chegaram, etc.

Atualmente, segundo o Radar da Febraban, a aprovação do Pix cresceu de 76% para 85% em um ano. Para chegar a esses números, o iniciador de pagamentos do Pix começou a funcionar, alterações para evitar golpes no Pix foram realizadas, entraram em vigor o Pix Saque e o Pix troco e o Mecanismo Especial de Devolução do Pix chegou para somar, assim como a função de estorno do Pix que a Spin Pay oferece.

Você pode ver tudo o que aconteceu no primeiro ano de Pix clicando aqui!

Além disso, existe uma coisa que explica esse sucesso: a inclusão financeira que o Pix proporcionou aos brasileiros. Foi inclusão atrás de inclusão! Em pouco tempo, o Pix se consolidou como uma das formas de pagamento mais inclusivas no Brasil, permitindo o acesso de muitos brasileiros aos serviços financeiros que antes eram distantes.

A modalidade também superou TED e DOC e é pela união de todos esses fatores que hoje o Pix é alvo de grande atenção e investimento para o Banco Central. Como afirma a instituição, ainda existe muito potencial para o Pix. Sem dúvida alguma, os próximos passos do Pix a partir de 2022 prometem! Vamos dar uma olhada no que está sendo planejado?

Pix internacional

Não tem nada mais Pix do que a expansão das operações de pagamento. Por isso, futuramente, os planos do Banco Central é anunciar o Pix internacional. Como o próprio nome indica, o objetivo é que os brasileiros possam fazer transações internacionalmente usando o Pix como método de pagamento.

Essa funcionalidade ainda está em desenvolvimento, mas já estamos aguardando ansiosos!

Pix por aproximação

Se você é daqueles que acha mágico os pagamentos por aproximação através dos cartões de débito e crédito, se prepare… O Pix também vai entrar nessa logo logo! Sim, isso mesmo, teremos uma função que permite pagamentos com o Pix apenas aproximando o celular das maquininhas.

Fazer Pix e receber Pix será mais fácil do que nunca. Se você ama a facilidade que esse tipo de pagamento possibilita, vai amar o Pix aproximação. Aposto que você já consegue imaginar as filas diminuindo nos estabelecimentos comerciais…

Pix garantido ou Pix parcelado

AGORA O PIX FOI LONGE DEMAIS! No bom sentido da frase, claro…

O método de pagamento foi um catalisador da inclusão bancária no Brasil em 2021 e a missão vai continuar. Para ajudar nesse propósito, o Banco Central vai acrescentar a função Pix Garantido ao serviço. Mas calma que vamos explicar em mais detalhes o que é Pix Garantido!

O acesso ao crédito para a população brasileira é um tema delicado. Mas imagine um método de pagamento capaz de tornar isso menos complexo. Imaginou? Esse é o Pix! Comprar um produto desejado que antes não era possível, devido a ausência de uma linha de crédito, vai se tornar palpável com a nova função do Pix.

O Pix garantido ou Pix parcelado possibilita o parcelamento de pagamentos via Pix, o que se tornaria uma ótima opção para quem nunca teve acesso aos tradicionais cartões, por isso os usuários esperam ansiosamente!

O novo complemento do Pix poderá funcionar com uma lógica muito semelhante aos cartões de crédito e vai precisar da participação da instituição financeira do usuário. Esta, por sua vez, deve disponibilizar um limite de crédito para que as pessoas que usam o Pix possam fazer as compras usando a nova função.

Que isso é bom para quem usa o pagamento instantâneo a gente já entendeu, mas o Pix garantido também traz benefícios para o lojista, uma vez que a funcionalidade dispensa os custos gerados com adquirentes e bandeira do cartão.

Pix offline

Só dá para usar Pix usando a internet? Por enquanto, sim! Até o momento só é possível fazer um pagamento e/ou transferência via Pix se você estiver conectado.

Pensando em tornar tudo mais simples e fácil para os usuários (e benéfico para os comerciantes), o Banco Central vai acrescentar uma nova funcionalidade ao Pix. Se em algum momento internet foi um impasse na hora de fazer um Pix, pode dormir tranquilo!

O Pix offline será criadopara permitir transações sem que o pagador precise de uma conexão à internet. Neste caso, apenas o lojista precisa estar conectado.

Porém, essa funcionalidade pode se encaixa mais em um futuro próximo...

Pix débito automático

Na agenda evolutiva do Pix, o Débito Automático significa que o usuário vai poder cadastrar contas fixas para serem pagas com o Pix. Em poucas palavras, a função vai permitir uma espécie de pagamento recorrente de contas que forem escolhidas pelo usuário, por exemplo, como luz ou internet.

Ainda em 2022, o Pix vai caminhar lado a lado ao Open Banking e, é claro, atravessar as datas comerciais com muita inovação e sucesso, como vimos no passado. Se em 2021, com apenas um ano no ar, o meio de pagamento protagonizou o cenário financeiro, as expectativas para esse novo período continuam no topo.

O aperfeiçoamento do Pix só virá para contribuir com o avanço da forma de pagamento no Brasil, abrindo margem para inserir cada vez mais pessoas no cenário financeiro. Comprar, vender e transferir dinheiro ganhou um novo rosto depois do Pix, muito mais rápido, simples, seguro e intuitivo, ficando ainda melhor quando a experiência de pagamento é realizada com a Spin Pay

Em 2022, a Spin segue com a missão de aumentar muito mais esse nível e, a satisfação de todos que usam o melhor meio de pagamento do Brasil! Inovar esses métodos e democratizar todo o setor faz parte da nossa história desde o começo e essa também é a nossa prioridade para este ano. E você, vem com a gente?

Leia também: