Iniciador de pagamentos no Pix: o que é e como vai funcionar?

Escrito por: Giovanna Abbá

Pagar com Pix nos e-commerces e deliverys ficará ainda mais fácil, ágil e democrático. Sim, isso é possível! Saiba mais sobre o iniciador de pagamentos, a nova funcionalidade do Pix.

Pagar com Pix nos e-commerces e deliverys ficará ainda mais fácil, ágil e democrático. Sim, isso é possível!

O Banco Central anunciou recentemente o lançamento de mais uma funcionalidade para complementar o Pix, o serviço de pagamento instantâneo que vem ganhando cada vez mais força entre a população brasileira. Observando a rápida popularização do Pix nas transações realizadas entre pessoas físicas e também no pagamento de compras nos e-commerces, o BC implementará esse serviço para melhorar a experiência do consumidor final e também democratizar ainda mais para os usuários.

O iniciador de pagamentos é um tipo de instituição com autorização do Banco Central para realizar pagamentos com o Pix. Ou seja, as empresas iniciadoras podem movimentar dinheiro de uma conta para a outra com a autorização do usuário, um processo que antes só as instituições financeiras conseguiam fazer.

Com o iniciador de pagamentos será possível pagar as compras online com mais facilidade no próprio site do e-commerce, realizar transferências por aplicativos de mensagens e pagar o pedido diretamente no aplicativo de delivery, por exemplo.

Mas afinal, qual a diferença? O ponto central desse serviço é o redirecionamento automático para a tela de confirmação do pagamento no aplicativo do banco e, feito isso, o reencaminhamento para a plataforma da loja, tudo isso sem a necessidade de abrir manualmente o aplicativo do banco, no caso do mobile, ou mudar de aba, quando for no desktop.

O que é o iniciador de pagamentos do Pix?

O sistema de iniciação de pagamentos que deixará o Pix ainda mais ágil é um serviço que facilita o processo de pagamento de uma compra no checkout dos e-commerces. Atualmente, sem o iniciador, os consumidores das lojas online que pagam com Pix no mobile precisam copiar os dados do QR Code. Em seguida, acessam o aplicativo do banco e colam as informações pelo menu “Pix Copia e Cola”, confirmam o pagamento e a compra é aprovada.

O iniciador de pagamentos permitirá que empresas que atendem aos requisitos e possuem aprovação para participar do sistema Open Banking, iniciem uma transação financeira sem contato com a instituição financeira. Chamadas de PISPs (Iniciadores de Transação de Pagamentos) as empresas podem ser e-commerces, emissoras de cartões ou aplicativos de mensagens, como temos o exemplo atual do WhatsApp.

Ou seja, não será mais necessário sair da página do e-commerce para inserir o código do Pix Copia e Cola no internet banking ou no aplicativo do banco. Tudo será feito no site da própria loja que se tornou uma iniciadora, com uma experiência próxima a do cartão de crédito, porém com o dinheiro liquidado na hora da conta.

Como funciona o iniciador de pagamentos?

No Pix, o iniciador de pagamentos mudará o processo ao eliminar algumas etapas de pagamento, como a saída do cliente da página do e-commerce para pagar a compra no aplicativo do banco.

O pagamento com o Pix nas lojas virtuais ficará ainda mais simples, pois o iniciador de pagamentos permite que uma tela da instituição financeira do consumidor apareça no checkout da loja ou aconteça um redirecionamento para o app do banco. Em um primeiro momento de uso do iniciador na empresa, será preciso abrir uma conta para começar a usar o serviço, selecionando o banco e a conta que será conectada ao iniciador.

Em seguida, o consumidor seguirá os mesmos passos que já acontecem atualmente: verificação dos dados da compra e do recebedor e fazer autenticação do pagamento com a senha ou por biometria. Em uma próxima compra na mesma empresa, esses dados estarão salvos a partir da autorização do compartilhamento, agilizando ainda mais o processo de checkout.

Iniciador de pagamento na prática:

Imagine que você vai pedir algo por um aplicativo de delivery para comer na sexta à noite. Você quer pagar com Pix e deseja utilizar o iniciador de pagamentos e, para isso, o primeiro passo é autorizar que o sistema se conecta à sua conta bancária. Veja a imagem abaixo e entenda como isso acontecerá:

Pagar com Pix nos e-commerces e deliverys ficará ainda mais fácil, ágil e democrático. Sim, isso é possível!

Você seleciona o banco o qual tem conta e autoriza o compartilhamento de dados. Por seguir o padrão do Open Banking, você fará esse processo apenas uma vez, porém saiba que há total liberdade para cancelar o acesso quando desejar! Em seguida, inicie o pagamento do pedido no aplicativo do delivery e selecione o Pix como método:

Pagar com Pix nos e-commerces e deliverys ficará ainda mais fácil, ágil e democrático. Sim, isso é possível!

Assim, a compra vai ser processada em três etapas, sempre com o consentimento do compartilhamento de dados do usuário, autenticação da transação e confirmação, sempre garantindo a segurança do pagamento.

As etapas de implementação do iniciador de pagamentos

  1. 30 de agosto: a primeira etapa que acompanha o Open Banking, permitirá que iniciador de pagamentos funcione apenas com a inserção manual dos dados ou com a Chave Pix do recebedor. Aqui, pessoas físicas podem fazer transferências para outras pessoas usando um iniciador de pagamento.
  2. 30 de setembro: os usuários poderão pagar compras online (lojas e deliverys, por exemplo) por meio de uma empresa iniciadora e os dados serão preenchidos automaticamente pelo iniciador.
  3. 1º de novembro: o preenchimento por QR Code ficará disponível, além dos agendamentos de Pix pelo do iniciador de pagamento.

Um caminho para o aumento da conversão de vendas

Com o iniciador de pagamentos do Pix, os consumidores terão um processo de pagamento das compras mais ágil e rápido. As etapas da transação são reduzidas e, para os lojistas, existe chances de um aumento na taxa de conversão de vendas e diminuição do abandono de carrinho, já que o cliente permanecerá no site da loja.

Ah, e é importante ressaltar que a experiência do Pix que é usada atualmente não deixará de existir! O iniciador de pagamentos complementa o Pix, trazendo ainda mais vantagens e opções para os consumidores terem a liberdade de escolher como pagar.Para a sua experiência com Pix começar no seu e-commerce, conheça as nossas soluções entrando em contato com a Spin Pay!

Leia também: