Dia do Cliente: 4 dicas para vender mais com o Pix nesta data

Escrito por: Letícia Santana

Datas comemorativas funcionam perfeitamente bem para criar novas estratégias e dar aquele empurrãozinho nas vendas. Com o Dia do Cliente também é assim. Confira as nossas dicas para saber como isso é possível!

Datas comemorativas funcionam perfeitamente bem para criar novas estratégias e dar aquele empurrãozinho nas vendas. Com o Dia do Cliente também é assim.

As datas comerciais são de grande valor dentro do e-commerce, movimentando as lojas online. O Dia do Cliente pode ser uma bela oportunidade para isso. Comemorada anualmente em 15 de setembro, a data é uma excelente oportunidade para priorizar ainda mais a experiência dos consumidores. Ações específicas nesse dia que incentivem o uso do Pix para pagar as compras no e-commerce podem fazer com que o olhar do seu público-alvo a respeito do seu negócio se torne mais maduro. É um baita momento e a Spin te conta em mais detalhes o porquê.

Em primeiro momento, a gente precisa explicar o que é a Semana do Brasil. Criada em 2019 pelo Governo Federal, a iniciativa pretende impulsionar o comércio durante o mês de setembro. O período escolhido é esse, pois dada a distribuição das datas comerciais mais relevantes ao longo do ano, as vendas relatam uma queda justamente nesse período. Em maio, temos o Dia das Mães, em agosto o Dia dos Pais e por aí vai. Mas em setembro, em específico, não há uma data que seja um boom dentro do varejo físico e online.

Posto isso, a Semana do Brasil é uma estratégia que caminha lado a lado com o Dia do Cliente. Juntas, as ações dessas duas frentes podem ajudar o seu e-commerce a vender mais em uma época onde a procura é menor. Na Semana do Brasil alguns cupons são oferecidos aos clientes em determinado período.

Em 2021, ela ocorre entre os dias 3 a 13 de setembro. Enquanto isso, o Dia do Cliente, que ocorre logo depois, pode vir rodeado de técnicas para impulsionar o e-commerce. Quer saber como? Siga acompanhando o texto para não perder as principais dicas!

1. Ofereça diferentes meios de pagamento

Essa dica não serve apenas para agora. Dar ao cliente diferentes possibilidades é sempre bom e leva ele a um estágio de liberdade. E acredite, esse estágio é o ideal para quem está pensando em comprar algo!

Saber que não haverá limitações no momento de finalizar uma compra faz toda a diferença para o consumidor, afinal, ninguém merece uma experiência constrangedora. Imagine que o cliente chegue na etapa de pagamento e descubra que o estabelecimento não oferece a sua modalidade de pagamento preferida. Chato, né?

Desse modo, o certo é que o varejista busque sempre se preparar. O varejo online é cercado de pequenos detalhes que ora atraem o público e ora afastam. Nesse sentido, o pagamento, portanto, é um dos tópicos que merecem muita atenção. Escolher se quer pagar com boleto, cartão de crédito, débito, o querido Pix ou outras formas de pagamento é tudo o que os clientes procuram. Por isso, não deixe essa dica para depois. Que tal aproveitar ela em uma data tão legal para o comércio?!

O Pix, por exemplo, é uma modalidade nova, criada pelo Banco Central para proporcionar aos brasileiros uma experiência de compra mais rápida, prática e fácil. No geral, esse meio de pagamento é super vantajoso para o e-commerce e entender como ela pode ajudar você varejista pode ser um dos primeiros passos.

Além de ser uma alternativa bem legal para quem está comprando, o pagamento instantâneo ajuda a eliminar alguns problemas dentro do e-commerce, como a boletagem, a trava de estoque e entre outros. Clique aqui e saiba mais.

2. Olhe para o marketing digital

Importante, muito importante e, só para não esquecer: importante demais! Se o desejo é vender,o marketing como um todo sempre será uma estratégia indispensável,e no caso do e-commerce,destaca-se o marketing digital (veja o porquê). Em datas comemorativas, por exemplo, ele faz toda a diferença. Projetar campanhas que tenham relação com a comemoração do momento ampliam o alcance da sua marca.

Coloque o consumidor no centro e pense em como conversar com ele. O Dia do Cliente é uma homenagem justamente a quem consome os seus produto se entender o que pode ser mais agradável para esse nicho é fundamental. Portanto, a dica é: não perca a oportunidade de usar e abusar das tecnologias que o universo digital oferece.

Estude um direcionamento do quê poderá ser dito e estruture os momentos certos para a comunicação. Depois, pegue as redes sociais, e junte a isso outras estratégias que também geram resultados, como e-mail marketing, campanhas pagas e muito mais! Aqui, um profissional da área é essencial.

3. Coloque as redes sociais dentro dos seus planos

Como foi visto, no digital, o que não pode ficar de fora é um olhar atento aos diferentes canais de comunicação. Nesse cenário, as redes sociais ganham bastante força, porque é ali onde estão os consumidores. É o que indica a pesquisa Social Commerce. Realizado pela All iN | Social Miner, o estudo coletou dados relevantes sobre o comportamento das pessoas na internet.

Dentro do universo digital, 76% dos consumidores utilizam, em primeiro momento, as redes sociais para pesquisar o que desejam comprar. Daí a importância de construir a presença do seu negócio no ambiente virtual. É só lembrar do ditado: quem não é visto… Os recursos do Instagram, Twitter, Facebook, Tik Tok etc., estão cada vez mais vastos e aproveitá-los para alavancar a sua empresa é interessante. Quer um exemplo? Vamos voltar na primeira dica que apresentamos, a questão dos pagamentos.

Abordar nos canais de comunicação oficiais do seu negócio que o seu e-commerce oferece todos os meios de pagamento pode ser legal. Você pode falar sobre uma modalidade que tem se tornado popular, que é o Pix. Aproveite as ferramentas de criação das plataformas e conte aos seus consumidores o que eles precisam saber sobre oPix no e-commerce.O pagamento instantâneo oferece diversos benefícios para o consumidor e mostrar que o seu varejo pensa nos clientes é ótimo.

Mas, antes de mais nada, não fale de algo que não tenha. No caso do Pix,procure saber de uma solução de Checkout que realmente seja boa para o seu público, tirando as pedras do caminho. O Spin Checkout, a solução para Pix da Spin Pay, faz um ótimo trabalho e se você é varejista e quer saber por onde começar, vem com a gente e saiba o que fazer para melhorar ainda mais o seu e-commerce!

Essa data comemorativa e tantas outras ao longo do calendário podem ser mais gratificantes para você e para o seu cliente se a jornada de compras for ágil e prática. Desde um canal de comunicação que abrace os consumidores até uma experiência sem complicações, todas as etapas importam.

4. Invista no pós-venda

Chegamos a nossa última dica: investir no pós-venda. Para o varejo online aproveitar o Dia do Cliente e aquecer as suas vendas, é imprescindível pensar também em um pós-venda que seja agradável. Atender às necessidades dos clientes envolve olhar de forma atenciosa para o que vem depois da finalização da compra. Isso faz com que o consumidor tenha ainda mais preferência pelo seu serviço.

Aqui na Spin, essa é uma etapa super valorizada pelo time, o que reflete na opinião dos nossos clientes. Os varejos que utilizam a solução Spin Checkout contam com um suporte ágil e democrático, que sempre coloca o cliente como prioridade. Isso é importante. Se mostrar preocupado e desenvolver uma relação mais humanizada proporciona grandes benefícios para a sua marca e para o consumidor.

Depois do Dia do Cliente, Black Friday

Após essa data, os olhos do varejo online focam quase que completamente na Black Friday, o que está mais do que certo. A data comemorativa de setembro pode, inclusive, funcionar como um teste para a tão esperada Black Friday. Tentar novas tecnologias, ferramentas etc, o importante mesmo é chegar em novembro preparado para o turbilhão de vendas. Essa é a expectativa!

O consumidor está cada vez mais moderno e prefere, de fato, realizar compras no ambiente virtual, ou seja, os e-commerces fazem parte dessa preferência. Logo, seguir as dicas anteriores também dá certo em um momento como a Black Friday 2021. Aqui, reforçamos a importância do Pix para tornar a experiência de compras mais ágil, intuitiva e simples.

Em um webinar para o E-commerce Brasil, nosso CEO, Alan Chusid, explica quais são as expectativas para a Black Friday de 2021 após quase um ano de pagamento instantâneo no ar. O Pix se popularizou e ganhou o coração dos brasileiros, assim como as lojas virtuais. Se forem aliados, o cenário promete ótimos resultados!

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