Você conhece o Checkout Lightbox?

Escrito por: Camilia Majdoub

Como está o checkout do seu negócio? Já pensou em oferecer um checkout mais fluido e seguro? Vamos entender o contexto mercadológico e entender a importância de um Checkout Lightbox para alavancar a sua taxa de conversão de vendas.

Você conhece o Checkout Lightbox? Entenda como os diferentes tipos de Checkout podem influenciar sua conversão

Como está o checkout do seu negócio? Já pensou em oferecer um checkout mais fluido e seguro? Vamos entender o contexto mercadológico e a importância de um Checkout Lightbox para alavancar a sua taxa de conversão de vendas.

O mercado de pagamentos está em ebulição mundialmente. Se, há até algum tempo, o foco de iniciativas era o pagamento em si, hoje, este já é visto como um meio de otimizar a experiência do consumidor, que passou a ser o novo alvo. Ou seja, não basta apenas realizar a troca financeira, mas garantir um usuário satisfeito, e até surpreendido, na ponta.

Nessa linha, vemos a agenda do Banco Central trazendo iniciativas como o Open Banking e o Pix, transformações que vêm para trazer mais competição ao setor, reduzindo a barreira de entrada de players ao mercado e dando liberdade aos clientes que hoje sofrem com a burocracia de suas instituições. É uma redução de custos radical, uma vez que usuários não precisarão lidar com tantos intermediários por trás de cada transação. Mais do que isso: em um futuro próximo, teremos total portabilidade e controle de nossos dados.

A tendência é de que tanto jornada como experiência de compras fiquem cada vez mais descomplicadas, possibilitando a integração de diversos produtos financeiros. Mas é bom lembrar que a adaptação de empresas à inovação é complexa. Esse movimento tem de existir e crescer sem atritos e burocracias encontradas, às vezes, em fluxos internos de corporações. Eis o novo desafio: adaptar-se, sem desconstruir a estrutura existente. É preciso melhorá-la. Não basta inovar sem valorizar piamente a experiência, tanto do vendedor, como do comprador.

O momento decisivo de qualquer compra online é o checkout. É na hora do checkout que o pagamento acontece, mas continua sendo uma das principais dores de lojistas no fluxo da compra. Isto é, uma jornada complicada pode acabar com a taxa de conversão do seu negócio.

Modelo de checkout

Com um checkout eficiente será possível montar uma jornada e uma experiência de compra descomplicada para os clientes, englobando todas essas melhorias do ecossistema financeiro e possibilitando que a integração de todos os produtos financeiros disponíveis no mercado fosse a melhor possível.

É importante lembrar que a adaptação das empresas às inovações é complexa. Por isso, faz-se necessário introduzir esse movimento sem que haja muito atrito com os fluxos internos das empresas.

Os tipos de Checkout

Quem nunca desistiu de uma compra online para evitar um checkout muito complicado que atire a primeira pedra. É um fato que quanto mais passos o cliente tiver que passar para efetivar a compra, maior a probabilidade dele descontinuá-la. Por isso, destacamos a importância de oferecer um checkout seguro e simplificado. Vamos destrinchar alguns tipos de checkout para que você descubra qual é o ideal para o seu negócio.

Checkout com redirecionamento

Checkout com redirecionamento

O cliente é redirecionado para o site da lataforma de pagamento escolhida e finaliza a compra lá. Logo após o pagamento, o cliente é redirecionado novamente para o seu site. O grande problema do checkout com redirecionamento é que o seu cliente pode se sentir confuso por sair do site do varejista e abandonar a compra caso não consiga acompanhar todo esse fluxo de telas que lhe é apresentado.

Checkout transparente

Checkout transparente na Loja Integrada

O checkout transparente passa mais confiança que o checkout por redirecionamento. Isto é, nessa modalidade, não há o redirecionamento do cliente para outra página na hora do pagamento; ela é feita na mesma página. Por outro lado, esse tipo de checkout acaba exigindo que o cliente preencha muitos dados e informações, muitas vezes desnecessárias, o que pode levar a desistência da compra. Além disso, a cada evolução da plataforma, ou novo produto, é necessário um trabalhoso esforço para integrar e fazer a mudança no sistema.

Checkout lightbox

Checkout Lightbox

Com o checkout lightbox, você pode customizar a página de finalização da compra com a identidade da sua loja sem redirecionar o cliente. Nesse caso, o cliente visualiza uma nova tela por cima da mesma tela do e-commerce (uma pop-up) para preencher apenas dados realmente essenciais para o pagamento. Essa opção transmite mais segurança ao consumidor, pois ele não é direcionado a outro ambiente e consequentemente evita o abandono da compra. Outro benefício do checkout lightbox é que as evoluções do sistema preservam as integrações feitas anteriormente.

Agora, conheça o Spin Checkout

Aqui na Spin Pay, acabamos de lançar Spin Checkout, o primeiro checkout lightbox disponível na plataforma VTEX, que possibilita que a conclusão de um pagamento instantâneo ocorra dentro da mesma página, sem a necessidade de redirecionar o cliente, passando maior segurança e diminuindo as etapas de compra do cliente, contribuindo exponencialmente para a conversão de vendas.

Experimente otimizar o seu checkout! Entre em contato conosco e entenda como essa solução pode revolucionar a experiência do seu cliente.

Aumento de Conversão Ecommerce

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